ACNE
O que é ?
A acne se caracteriza pelo aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e à obstrução da abertura do folículo pilossebáceo dando origem a comedões abertos (cravos pretos) e comedões fechados (cravos brancos). A falta de drenagem do sebo produzido por estas glândulas favorece a proliferação de bactérias que provocam a inflamação caracterizada por “espinhas”.
Qual a frequência na população?
A acne é uma das doenças dermatológicas mais comuns. É mais frequente em adolescentes e adultos jovens. Em algumas pessoas as lesões são mínimas, quase imperceptíveis. Em outras as lesões tornam-se mais evidentes e de intensidade variável, perturbando a qualidade de vida e desencadeando ou agravando problemas emocionais, podendo se tornar extremamente graves.
A acne pode perdurar por mais tempo?
Sim principalmente em mulheres até os 30 anos ou mais, é chamada de acne da mulher adulta. Ela se instala na face predominantemente na região da mandíbula e com frequência, está relacionado ao ciclo menstrual.
Este tipo de acne pode ocorrer pelo aumento de andrógenos (hormônios masculinos) na pele. Quando a ação desses hormônios se der nas glândulas sebáceas, teremos como resultado a seborreia e a acne. Quando sua ação ocorrer nos folículos pilosos haverá hirsutíssimo (aumento de pelos no corpo) e queda de cabelo. Nisto reside a síndrome SAHA: seborreia, acne hirsutíssimo e alopecia (calvícies), observada na mulher, com maior ou menor intensidade.
Outra causa frequente de acne na mulher adulta é o uso de hidratantes muito oleosos com a finalidade de rejuvenescimento.
Quais são as causas?
Hereditária – O aumento da atividade e das glândulas sebáceas na puberdade, juntamente com a alteração do folículo pilos sebáceo pode ter influência genética.
Quando ambos os pais te acne a possibilidade de o filho vir ater o mesmo problema é de 50 %, com a gravidade variável, por isso em pacientes que tiveram acne grave, deve-se iniciar o tratamento o mais precocemente possível.
Hormonal- Os andrógenos (hormônios sexuais masculinos) regulam a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Esses hormônios podem ter origem gonodal (ovários na mulher e testículos masculinos) e/ou adrenal (glândula que pode ser encontrada sobre os rins). É por isso que na puberdade (período que ocorre aumento dos hormônios sexuais), há elevação dos níveis de andrógenos no sangue e nos tecidos, levando ao aumento das glândulas sebáceas e da quantidade de secreção por elas produzidas.
Bacteriana –nas pessoas com acne, há o aumento exagerado na produção sebo e o sebo acumulado favorece a proliferação de bactérias que produzem a inflamação da pele, levando a formação de lesões avermelhadas, doloridas e com pus. A principal bactéria envolvida é a Propineumbacterium acnes (P acnes).
Tensão emocional e ciclo menstrual - Fatores emocionais podem atuar como agravantes da acne, pela ação do sistema nervoso central (córtex do cérebro), no sistema neuroendócrino, levando a um aumento dos hormônios sexuais. No período pré menstrual, pela alteração hormonal, pode ocorrer agravamento da acne.
Certos tipos de alimentos pioram a acne?
O papel da dieta na evolução da acne é uma questão controvertida. Se o paciente relaciona fases de piora com a ingestão de chocolate, nozes, gordura ou refrigerante, estes devem ser evitados.
Quais são os tipos de acnes?
Acne grau I ou comedogênica – Apenas cravos, lesões inflamatórias (espinhas). Os cravos podem ser brancos ou pretos, os chamados comedões fechados ou abertos.
Acne grau II ou papulo-pustulosa - apresentam-se cravos (comedões), pontos vermelhos (pápulas) e “espinhas” (pústulas).
Acne grau III ou nódulo-cistica – A presentam-se cravos, “espinhas” e lesões maiores, mais profundas e dolorosas e inflamadas, podendo drenar secreção purulenta ( os chamados cistos).
Acne grau IV ou conglobata – Constitui forma grave de acne em que, associam-se ao quadro anterior nódulos purulentos, numerosos e grandes, formando abscessos e fistulas que drenam pus. A lesões podem ser comunicantes, com muita inflamação e aspecto desfigurante.
Acne grau V ou acne fulminans – Forma rara e grave em que o paciente apresenta febre , queda do estado geral , dor em varias “juntas” (articulações), alterações ósseas, dores musculares e perda de apetite. O paciente deve ser tratado rapidamente em ambiente hospitalar.
A acne pode deixar cicatrizes?
Sim. Dependendo da intensidade da acne e do tipo de pele do paciente, podem surgir manchas residuais ou cicatrizes. As manchas podem ser violáceas ou amarronzadas e as cicatrizes podem ser profundas, superficiais e até sobrelevadas, endurecidas (queloides). É por isso que deve tratar a acne precocemente.
Qual o melhor tratamento para acne?
O primeiro passo é estabelecer é o grau da acne de cada paciente. Nos quadros mais leves são indicados medicamentos de uso local que visão desobstrução dos folículos e o controle da proliferação bacteriana e da oleosidade.
Nos pacientes com acnes mais avançada, além do tratamento local, é necessário o uso de medicamentos sistêmicos (via oral), que visam o controle das erupções, das infecções e da produção de sebo.
Deve-se reforçar a importância de nãos se espremer ou manusear as lesões, a fim de se evitar a propagação da infecção e minimizar o risco de cicatrizes.
Muitas vezes, associa-se ao tratamento medicamentoso, a limpeza dos comedões abertos e fechados e higienização da pele.
Quais são os tratamentos para cicatrizes de acnes?
Hoje em dia existem recursos para a melhorara das cicatrizes tanto superficiais quanto profundas, assim como das manchas residuais. São os peelings químicos, a micro dermo abrasão, os lasers e os preenchimentos.
Esclareça as dúvidas com seu dermatologista, ele sempre poderá ajuda-lo.
Fonte:
• SAUDE - ENTENDENDO AS DOENÇAS, KAUFFMAN, PAUL, HELITO, ALFREDO SALIM DE, Ano: 2007. Editora: NOBEL