Osteoporose
O que é?
É uma doença metabólica caracterizada pela perda gradual da massa óssea, que enfraquece os ossos por determinação de sua arquitetura interna, tornando-os mais frágeis e suscetíveis a fraturas.
Quase são os tipos?
Quanto ao tipo, a osteoporose pode ser dividida em primaria e secundária.
A osteoporose primaria é a mais frequente e inclui 3 tipos: osteoporose pós menopausa, osteoporose senil – em pacientes acima de 70 anos a 80 anos, e osteoporose de causa desconhecida (idiopática), que acomete mulheres na pré-menopausa ou adultos jovens.
A osteoporose secundaria decorre de uma doença identificável, como, por exemplo: doenças inflamatórias, doença hormonais e uso crônico de corticoides.
Quais são os fatores de risco para ocorrer a osteoporose?
Fatores genéticos e biológicos – história familiar, raça branca, esturra física pequena; menopausa precoce e portadores de escoliose.
Fatores ambientais e comportamentais – Tabagismo, abuso de bebida alcoólica, inatividade, desnutrição, dieta rica em proteínas e dieta rica em fibras.
Quais são os sintomas?
A osteoporose é uma doença de evolução lenta, que progride durante muitos anos sem apresentar sintomas, e o primeiro sintoma pode ser uma fratura por fragilidade do osso.
As fraturas mais frequentes em decorrência da osteoporose são: fratura por compressão da vértebra da coluna dorsal, fratura do punho e do fêmur, próximo à bacia.
Se a osteoporose é assintomática, quando devemos nos preocupar e fazer exame diagnostico?
A pesquisa deve ser feita nas seguintes condições: mulheres com menopausa precoce, mulheres com fator de risco, pessoas que fizeram tratamentos prolongados com corticoides, que apresentam sinais de fragilidade da coluna vertebral e doenças de paratireoide.
Como confirmar a presença de osteoporose?
O melhor exame de osteoporose é ao densitometria óssea, que mede a densidade óssea da região do quadril e lombar.
É possível evitar a osteoporose?
A prevenção é fundamental importância, pois não há método seguro e efetivo de restaurar o tecido ósseo sadio e com arquitetura normal, uma vez que tenham sido perdidos.
A prevenção é baseada na máxima acumulação de osso durante a fase de crescimento e adolescência e diminuição das perdas após a maturidade.
Como se trata?
A reversão completa da osteoporose não possível, até o momento. A adoção de exercícios físicos, dieta apropriado (rica em cálcio e suplementada por vit D2) e de um padrão de vida saudável são importantes.
Em relação a reposição hormonal, há necessidade de consulta com ginecologista e discussão das vantagens e desvantagens.
Do ponto de vista medicamentoso, podemos indicar drogas que inibem a reabsorção óssea e agentes estimuladores da formação óssea.
Nas osteoporoses de origem secundária deve-se tratar a doença de base.
Fonte:
• SAUDE - ENTENDENDO AS DOENÇAS, KAUFFMAN, PAUL, HELITO, ALFREDO SALIM DE, Ano: 2007. Editora: NOBEL