A Síndrome Metabólica corresponde a um conjunto de doenças cuja base é a resistência insulínica. Pela dificuldade de ação da insulina, decorrem as manifestações que podem fazer parte da síndrome. Não existe um único critério aceito universalmente para definir a Síndrome. Os dois mais aceitos são os da Organização Mundial de Saúde (OMS) e os do National Cholesterol Education Program (NCEP) - americano. Porém o Brasil também dispõe do seu Consenso Brasileiro sobre Síndrome Metabólica, documento referendado por diversas entidades médicas.
Sintomas da síndrome metabólica
A síndrome metabólica não gera sintomas específicos, mas está relacionada ao surgimento de:
Se o indivíduo apresentar pelo menos 3 destes indicativos, já poderá ser diagnosticado como sendo portador da síndrome metabólica e o tratamento deverá ser iniciado prontamente para evitar as consequências que a doença pode trazer.
Eu tenho Síndrome metabólica: e agora?
Pelo fato da Síndrome Metabólica estar associada a maior número de eventos cardiovasculares é importante o tratamento dos componentes da Síndrome. É fundamental que seja adotado um estilo de vida saudável, evitando fumo, realizando atividades físicas e perdendo peso. Em alguns casos o uso de medicação se faz fundamental.
Um endocrinologista pode avaliar e orientar seu caso especificamente.
GLUCERNA SR
Para proporcionar um tratamento mais eficaz da Síndrome Metabólica, a Abbott Nutrition desenvolveu o Glucerna SR®, um sistema nutricional com baixas calorias e baixo índice glicêmico.
Composto por carboidratos de absorção lenta, Glucerna SR® contém ainda gordura monoinsaturada, fibras, proteínas e micronutrientes, suprindo totalmente as necessidades desses pacientes.
É apresentado na forma de Terapack pronto para beber de 230 ml (sabor baunilha e chocolate).